Todo bom suporte em TI deve ser iniciado por um bom inventário! Saber o que vai ser gerenciado é fundamental para otimizar o tempo do atendimento e manter sua empresa em produtividade.
Imagine que seu departamento comercial acaba de ficar sem acesso a internet e é necessário verificar qual equipamento ativo é responsável por atender aquele determinado setor, ou ainda uma simples senha de roteador é necessária para que a verificação pela equipe de TI seja realizada. Esses exemplos, como vários outros, são rotineiros e podem ocorrer com qualquer organização, desde empresas pequenas até grandes corporações.
Partindo desta premissa, o colaborador ou empresa escolhida para gerenciar a TI de sua empresa, deve ter por base iniciar e manter um bom inventário de sua rede. Computadores, servidores, switch, roteadores, impressoras, e demais devem estar bem catalogados e definidos como equipamentos a serem gerenciados.
A utilização de um bom software, na maioria das vezes, se torna necessária para automatizar a coleta e manutenção de tais informações.
Seguem algumas informações relevantes para se obter de um ativo:
Tipo: Servidor, Desktop, Notebook, Telefone, Impressora, Roteador, etc;
Situação: Em Gerenciamento, Fora de Uso, Em Manutenção;
Fabricante, Modelo e Service TAG;
Datas de Instalação, Garantia, ultima inspeção;
Host – Nome do computador ou equipamento na rede;
Informações de Rede, como IP, MAC Address, Mascara, Gateway, DNS, Velocidade de comunicação da interface, DHCP Ativado;
Logins de Segurança – Usuários e senhas administrativas para acesso ao equipamento em questão;
Caso o ativo em questão seja um computador, deve-se ainda adicionar outras informações, tais como:
Versão de Sistema Operacional, Serial Key, Linguagem, Service Pack instalado e arquitetura (x32 ou x64);
Data do ultimo boot do equipamento;
Modelos de placa mãe, vídeo, rede, som, etc;
Quantidade de memória instalada e disponível para uso;
Modelo do Processador;
Discos instalados, Sistema de Arquivos, Capacidade total e disponível;
Dispositivos de Segurança – Distribuição e versão de Antivirus, AntiSpyware, Firewall. Se estão ativados e atualizados;
Impressoras instaladas;
Softwares instalados e histórico de removidos, bem como os inicializados junto com o sistema operacional;
Mapeamentos e Compartilhamentos;
Log de eventos – Erros e Alertas podem indicar possíveis problemas a serem resolvidos;
Igualmente importante, informações sobre serviços que a rede disponibiliza devem ser devidamente documentados. Informações como contatos de prestadores de serviços relacionados a TI, fabricantes de softwares ERP, provedores de banda larga, e-mail, sites, portais, antivírus, assinaturas, entre outros devem ser devidamente catalogadas e disponibilizadas para consulta rápida.