No dia 14 de janeiro termina o suporte ao Windows 7

No dia 14 de janeiro de 2020 termina o ciclo de vida oficial do sistema operacional Windows 7, ainda o segundo mais popular em todo o mundo

Faltam poucos dias para o fim do suporte oficial da Microsoft ao sistema operacional Windows 7, o que significa que o software vai deixar de receber atualizações de segurança gratuitas. O suporte por parte da gigante americana é garantido até 14 de janeiro e já está definido que no dia seguinte, a 15 de janeiro de 2020, todos os computadores ainda com Windows 7 vão receber uma notificação a avisar que aquele equipamento passa a estar mais vulnerável a ataques informáticos e outros problemas de segurança.

A partir de 15 de janeiro de 2020, uma notificação de ecrã inteiro vai aparecer e descrever o risco de continuar a usar o Windows 7 Service Pack 1 depois do final do suporte a 14 de janeiro de 2020. A notificação vai manter-se no ecrã até interagir com ela. Esta notificação só vai aparecer nestas edições do Windows 7 Service Pack 1: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate», informa a empresa numa nota técnica.

Segundo a Microsoft, apenas os utilizadores da versão Windows 7 Professional podem continuar a ter acesso a atualizações de segurança, mas nesse caso será necessário pagar pelas atualizações extra – um serviço que a Microsoft define como Atualizações de Segurança Alargadas (ESU, na sigla em inglês) e que é dirigido para empresas. Neste caso, os clientes subscrevem um pacote de atualizações de 12 meses e que pode ser adquirido durante três anos, garantindo atualizações de segurança ate 2023.

De acordo com dados da plataforma StatCounter, o Windows 7 ainda é a segunda versão mais usada do sistema operativo da Microsoft: em novembro, o software representava 27,49% das utilizações a nível global; em primeiro lugar está o Windows 10, com 64,64% dos computadores Windows a terem esta versão do software; já o terceiro lugar pertence ao Windows 8.1 com 4,98% de quota de mercado a nível global.

Com o fim de ciclo do Windows 7 termina também o suporte oficial do navegador Internet Explorer para esta versão do sistema operativo.

A última grande atualização de software do Windows 7 foi distribuída no dia 10 de dezembro e traz uma “fornada” de atualizações de segurança para elementos como o Windows Virtualization e o Windows Kernel, entre outros.

Para quem ainda está a usar o Windows 7, a Microsoft aconselha a atualização para o Windows 10, mas a empresa avisa que, em circunstâncias limitadas, algum software antigo pode não ter uma versão atualizada que é compatível com o Windows 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *