Business: Por que é tão difícil ver os resultados da TI no ambiente corporativo?

Acredito que é um conjunto de fatores que influenciam nessa percepção, que TI não gera valor para o negócio. Na verdade, alguns até acham que TI é um mal necessário. Diante disso vamos mapear alguns desses fatores e algumas sugestões de como esses problemas podem ser minimizados ou até mesmo resolvidos.

Um dos fatores que ajuda nessa percepção, é os gestores de TI focam muito em tecnologia. Ferramentas são importantes, mas antes das ferramentas, temos o NEGÓCIO, que deve ser o ponto principal de atenção. A tecnologia é para trazer eficiência para o negócio. O serviço de TI, que é a junção de tecnologias, processos e pessoas, devem ser medidos e vinculados ao serviço de negócio a qual fazem parte.

Um outro fator é não termos um link entre os serviços de negócio e os serviços de TI que o suportam. Sem esse link, não é possível saber o impacto que um serviço de TI gera em toda a organização. Sem esse link não é possível saber o que uma indisponibilidade em uma das soluções de TI da organização causa de impacto na visão financeira ou administrativa.

Obviamente, as organizações devem ter um portfólio de serviços estruturado com base na estratégia empresarial, que fornece um catálogo de serviços que é oferecido aos clientes. Cada serviço do catálogo é responsável por um custo e lucro na visão financeira. Se esse serviço não está disponível vai existir um impacto financeiro, e essa indisponibilidade deve ser mostrada em um nível de detalhe maior, que pode ser de diversas fontes, por exemplo: um colaborador que faltou, um sistema que parou ou uma queda de energia.

A gestão de TI deve dar total atenção em mostrar para a alta gestão da organização o quão importante e o quão necessário é a TI para o negócio. Para isso, as soluções de TI devem ser baseadas nos processos de negócio, ágeis em suas implementações e flexíveis diante das mudanças do negócio. Os dashboards gerenciais, devem mostrar em granularidade, na visão financeira, por exemplo, os serviços de negócio e dentro dos serviços de negócio os serviços de TI.

A gestão de TI deve centralizar em um único painel gerencial informações de todos os sistemas envolvidos na entrega de valor ao negócio. Não pode faltar no dashboard gerencial um único detalhe que faz parte de um serviço de negócio, a credibilidade dos dados depende dessa integração geral. Isso só é possível se tudo estiver integrado e consolidado em uma única visão. Essa ação torna possível, de forma bem clara, visualizar o quão impactante é a TI para o negócio.

Vale ressaltar que os tópicos, não são necessariamente fáceis para os gestores implementarem, na verdade pode exigir um grande esforço dos diversos níveis gerenciais de toda a organização. Mas existem ferramentas e consultorias que podem facilitar nessas implementações.

O que não podemos é continuar é tendo a percepção que TI não está alinhada ao negócio. Muitas vezes a TI é o core do negócio, o que precisamos é mostrar esse VALOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *