Tecnologia: A importância de um Servidor na sua empresa

Imagem do blog noticia sobre importância de ter um servidor

Como o próprio nome sugere, um servidor é um computador desenhado para atender outras máquinas. O servidores estão no centro das redes de computadores, nenhuma grande empresa sobreviveria sem eles. A novidade, agora, é que eles estão se tornando cada vez mais importantes também para as pequenas e médias empresas.

Trabalhar com informações e documentos digitais é algo extremamente delicado, principalmente para empresas que possuem todos os seus dados salvas em computadores. E a situação é ainda mais delicada quando essa informação é compartilhada entre dois ou mais usuários. Nesse caso, é fundamental que exista uma organização interna, evitando, assim, a chance dos arquivos se perderem.

E para resolver todas as questões de organização e segurança que as empresas investem, cada vez mais, na montagem e manutenção de servidores.

Os servidores são computadores dedicados ao trabalho de arquivar e gerenciar todos os tipos de informações que os usuários inserem em suas pastas, além disso, eles controlam as redes e trazem vantagens na agilidade de processos. Se você não possui um servidor em sua empresa você está correndo o risco de sofrer danos como perda e invulnerabilidade de segurança da informação. Claro que existem outras formas de organizar as informações, mas nenhuma delas irá te trazer a segurança e será tão eficaz como um servidor dedicado.

Para proteger as suas informações os servidores são instalados com sistemas operacionais exclusivos para a organização de dados, além disso, são máquinas que possuem acesso remoto para manutenção, o que permite que a TI possa resolver os eventuais problemas de forma rápida e sem a necessidade de ir até o local onde está o servidor.

Os servidores também são equipados com componentes de alto desempenho como processadores de última geração, o que permite que eles trabalhem com ótima performance. Além disso, eles são equipados com HD’s de alto poder de armazenamento, o que facilita a centralização da informação

Se você trabalha em um escritório em que um computador comum foi colocado no lugar de um servidor, saiba que isso aumenta o risco de problemas. Muitas empresas, hoje em dia, põem um desktop comum para compartilhar arquivos, o que pode sobrecarregá-lo com a demanda dos computadores. “Muitas vezes essas máquinas não são feitas para ficarem ligadas sete dias por semana, 24 horas por dia. A idéia é que as empresas utilizem servidores para fazer esse tipo de tarefa”, afirma Marcel Saraiva, gerente de desenvolvimento da Intel.

Três grandes empresas de tecnologia se uniram para mostrar ao mercado brasileiro de pequenas e médias empresas como usar melhor a tecnologia a favor da produtividade, criando redes de computadores mais eficientes e seguras. 

Segundo o coordenador de comunicação da Itautec, Alexandre Barbosa, um servidor traz mais robustes, segurança e confiabilidade para a empresa. “É isso que um pequeno e médio empresário tem que pensar na hora que ele avaliar como é que vai fazer a infra-estrutura de tecnologia dele”, explica.

O sistema operacional dos servidores é diferente do que usamos em nossas máquinas. Ele tem funções específicas e um desafio: funcionar direto e sem travar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *